Princípios de ação

PRINCÍPIOS DE AÇÃO QUE NORTEIAM A EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DAS OFICINAS, PESQUISAS E ATIVIDADES NA AEBAS:


CULTURA DE PAZ

A cultura de paz está relacionada a prevenção e a resolução não violenta de conflitos e está amparada em: tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo.


MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade é definida como a capacidade que o indivíduo tem em se manter dentro de um ambiente sem causar impactos a ele. De forma ampla está associado a soluções e planos que busquem práticas sustentáveis na vida de cada pessoa e uma melhoria comum a todos, neste sentido que buscamos realizar junto às crianças e adolescentes atividades com as famílias e comunidade.

DIREITOS HUMANOS

São direitos básicos de todos os seres humanos (direito à vida, liberdade de pensamento, de expressão, de crença, igualdade, direitos de participar do governo do seu Estado); Direitos econômicos, sociais e culturais (direitos ao trabalho, à educação, à saúde, à moradia). Ao ser abordado nos CAS/AEBAS, damos ênfase aos direitos da criança e do adolescente.

EMPREENDEDORISMO

As crianças e adolescentes, são estimulados em atividades de protagonismo, desenvolvendo valores, competências e habilidades: aprendem de forma lúdica a transformar projetos em realidade, a desenvolver a criatividade, a liderança, a ter determinação e coragem para fazer escolhas e superar limites. “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões” (FILION,1999).