Ampliando Horizontes

Projetos do Ampliando Horizontes

Sacola Viajante

Visa desenvolver o gosto pela leitura, com interação e vínculo entre as famílias, crianças e AEBAS. A criança é convidada para realizar com sua família a leitura do livro e fazer o registro da experiência no caderno, fazendo a devolução do material após a utilização e socializando com os colegas o aprendizado obtido.

Semanalmente as crianças levam para casa a “Sacola Viajante” com um livro de sua escolha, um brinquedo, um caderno, e também lápis de cor e de escrever. Compreendendo o impacto da família na construção dos hábitos na infância, a família é estimulada a ter um momento de leitura com os filhos, tornando a atividade um importante e prazeroso momento na formação de leitores, através do vinculo afetivo. Um momento de aproximação e comunicação entre o adulto e a criança favorecendo a interatividade entre ambos e o desenvolvimento da linguagem, vocabulário entre outras habilidades. Inserindo de maneira saudável a pratica da leitura do cotidiano das famílias.

Educando com a Horta

Instalação e manutenção de uma horta coletiva, com a participação efetiva da equipe, comunidade, voluntários, crianças e adolescentes da instituição aproveitando racionalmente a disponibilidade de materiais recicláveis e espaços ao ar livre na produção de hortaliças.

Estimulando o trabalho solidário, de divisão de tarefas e de mútua ajuda, a alimentação saudável com maior consumo de alimentos orgânicos, reforçando o aspecto didático na educação ambiental através das hortas, trabalhando desde o cultivo até o preparo do alimento. Através da horta, a AEBAS se propõem em contribuir com ações que valorizem o bem estar físico e mental gerando conhecimentos sobre si e o outro em busca do respeito, cooperação e autonomia. Ampliando e reforçar as informações que são passadas para as crianças no dia a dia, ajudando a melhorar e desenvolver suas noções sobre os hábitos alimentares e a cultura de consumo de alimentos naturais. Contribuindo com a compreensão do nosso lugar na Natureza através de práticas que envolvem o contato com a terra preservando o planeta como fonte de vida.

Conselho Mirim

Momentos ricos nos quais os “pequenos” cidadãos de cada CAS exercitam sua cidadania de forma democrática, tendo voz e utilizando-se do sério processo de representatividade com responsabilidade. O Conselho é formado por crianças e adolescentes representante de cada grupo, eleito por seus pares.

O grupo é composto por educandos de idade e grau de letramento variados e a participação se dá na forma de manifestação de opiniões e impressões. Os representantes são corresponsabilizados pela observação dos cuidados necessários com o espaço, levantamentos prévios com seus pares a respeito de necessidades, sugestões a respeito do andamento e modificações necessárias na rotina diária do núcleo. Os educandos também tirarão suas dúvidas sobre aspectos pedagógicos e opinam sobre os mesmos.

Alimentação Saudável

A AEBAS recebe acompanhamento de nutricionista vinculada à Secretaria Municipal de Educação e segue cardápio elaborado pela profissional. Oferecer às crianças e adolescentes às seguintes refeições:

Turno matutino: café da manhã e almoço.

Turno Vespertino: almoço e café da tarde.

Som da Vida

Em 2008, o Grupo Som da Vida/AEBAS lançou seu primeiro trabalho, um DVD com dez canções populares brasileiras e internacionais. Em 2014, o Grupo realizou seu segundo lançamento, o CD “Cantando Nossa História”, apresentando um resgate histórico e cultural do estado de Santa Catarina por meio do Canto Coral e Orquestra de Flauta doce com músicas folclóricas infantis das colonizações Alemã, Italiana e Português/Portugal. Alimentar o desejo de uma vida melhor é uma das funções principais da música. Sendo assim, este aprendizado é compreendido pela AEBAS como um meio/instrumento para um despertar transformador, fomentando-se o protagonismo, a autoestima, os sonhos e a perseverança, a fim de proporcionar melhores condições para uma vida digna a seus beneficiários.

Através do Grupo visamos:

- Contribuição para a ampliação do conhecimento histórico e cultural das crianças e adolescentes.

- Desenvolvimento da leitura, reconhecendo-a como fator essencial para a concretização da cidadania.

- Fortalecimento da compreensão acerca da importância da dedicação à vida escolar para o desenvolvimento pessoal e futuramente profissional.

- Desenvolvimento de inteligências múltiplas às crianças e adolescentes: linguística, espacial, musical, sinestésico corporal e pessoal.

- Despertar da sensibilidade e interesse pela música, permitindo aos participantes a percepção, a interpretação e a expressividade das emoções por meio de técnicas que contribuam para seu desenvolvimento integral.

- Identificação de crianças e adolescentes com talentos musicais, acompanhando-os e orientando-os para as possibilidades de profissionalização na área da música.

- Fortalecer a oficina de Percussão com instrumentos recicláveis, abordando a temática da educação ambiental e sustentabilidade, por meio das seguintes ações: realização de campanhas para coleta de materiais recicláveis; produção de instrumentos com recicláveis junto às crianças e adolescentes; apresentações musicais em espaços públicos e privados, a fim de desenvolver ações de mobilização sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Adolescentes em Ação

O AEA é um programa que desenvolve projetos com duração de um bimestre, num total de 8 encontros (um por semana), com uma média de 5 participantes, no qual adolescentes entre 13 e 15 anos, aprendem em oficinas educativas temáticas e modalidades específicas: culturais, esportivas/expressão corporal, tecnologias e idiomas. Exemplos: inglês, judô, fotografia, informática, teatro, música, skate, artes plásticas, oficinas criativa de desenho, gravura, pintura e escultura, entre outras.

Voltado especialmente para os adolescentes, o projeto não só desenvolve o potencial individual de cada adolescente, mas também estimula a criatividade coletiva e o espírito de grupo. O AEA propõe aos adolescentes oportunidades para expandir seus horizontes, desenvolver seus talentos e vivenciar novas experiências.

A AEBAS visa transformar adversidades em oportunidades e desenvolver potencialidades, contribuindo para o desenvolvimento das múltiplas dimensões humanas e exercício da cidadania de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na Grande Florianópolis. Você pode fazer parte disso, sendo um voluntário em um dos projetos AEA, socializando seus conhecimentos, compartilhando suas habilidades e transformando nossa sociedade.