Ampliando Horizontes

Projetos do Ampliando Horizontes

Sacola Viajante

Visa desenvolver o gosto pela leitura, com interação e vínculo entre as famílias, crianças e AEBAS. A criança é convidada para realizar com sua família a leitura do livro e fazer o registro da experiência no caderno, fazendo a devolução do material após a utilização e socializando com os colegas o aprendizado obtido.

Semanalmente as crianças levam para casa a “Sacola Viajante” com um livro de sua escolha, um brinquedo, um caderno, e também lápis de cor e de escrever. Compreendendo o impacto da família na construção dos hábitos na infância, a família é estimulada a ter um momento de leitura com os filhos, tornando a atividade um importante e prazeroso momento na formação de leitores, através do vinculo afetivo. Um momento de aproximação e comunicação entre o adulto e a criança favorecendo a interatividade entre ambos e o desenvolvimento da linguagem, vocabulário entre outras habilidades. Inserindo de maneira saudável a pratica da leitura do cotidiano das famílias.

Educando com a Horta

Instalação e manutenção de uma horta coletiva, com a participação efetiva da equipe, comunidade, voluntários, crianças e adolescentes da instituição aproveitando racionalmente a disponibilidade de materiais recicláveis e espaços ao ar livre na produção de hortaliças.

Estimulando o trabalho solidário, de divisão de tarefas e de mútua ajuda, a alimentação saudável com maior consumo de alimentos orgânicos, reforçando o aspecto didático na educação ambiental através das hortas, trabalhando desde o cultivo até o preparo do alimento. Através da horta, a AEBAS se propõem em contribuir com ações que valorizem o bem estar físico e mental gerando conhecimentos sobre si e o outro em busca do respeito, cooperação e autonomia. Ampliando e reforçar as informações que são passadas para as crianças no dia a dia, ajudando a melhorar e desenvolver suas noções sobre os hábitos alimentares e a cultura de consumo de alimentos naturais. Contribuindo com a compreensão do nosso lugar na Natureza através de práticas que envolvem o contato com a terra preservando o planeta como fonte de vida.

Conselho Mirim

Momentos ricos nos quais os “pequenos” cidadãos de cada CAS exercitam sua cidadania de forma democrática, tendo voz e utilizando-se do sério processo de representatividade com responsabilidade. O Conselho é formado por crianças e adolescentes representante de cada grupo, eleito por seus pares.

O grupo é composto por educandos de idade e grau de letramento variados e a participação se dá na forma de manifestação de opiniões e impressões. Os representantes são corresponsabilizados pela observação dos cuidados necessários com o espaço, levantamentos prévios com seus pares a respeito de necessidades, sugestões a respeito do andamento e modificações necessárias na rotina diária do núcleo. Os educandos também tirarão suas dúvidas sobre aspectos pedagógicos e opinam sobre os mesmos.

Alimentação Saudável

A AEBAS recebe acompanhamento de nutricionista vinculada à Secretaria Municipal de Educação e segue cardápio elaborado pela profissional. Oferecer às crianças e adolescentes às seguintes refeições:

Turno matutino: café da manhã e almoço.

Turno Vespertino: almoço e café da tarde.

Som da Vida

Em 2008, o Grupo Som da Vida/AEBAS lançou seu primeiro trabalho, um DVD com dez canções populares brasileiras e internacionais. Em 2014, o grupo realizou seu segundo lançamento, o CD “Cantando Nossa História”, apresentando um resgate histórico e cultural do estado de Santa Catarina por meio do Canto Coral e Orquestra de flauta doce com músicas folclóricas infantis das colonizações alemã, italiana e português/Portugal.

Alimentar o desejo de uma vida melhor é uma das funções principais da música. Sendo assim, este aprendizado é compreendido pela AEBAS como um meio/instrumento para um despertar transformador, fomentando-se o protagonismo, a autoestima, os sonhos e a perseverança, a fim de proporcionar melhores condições para uma vida digna a seus beneficiários.

Através do Grupo visamos:

  • Desenvolvimento da leitura, reconhecendo-a como fator essencial para a concretização da cidadania;

  • Fortalecimento da compreensão acerca da importância da dedicação à vida escolar para o desenvolvimento pessoal e futuramente profissional;

  • Desenvolvimento de inteligências múltiplas às crianças e adolescentes: linguística, espacial, musical, sinestésico corporal e pessoal;

  • Despertar da sensibilidade e interesse pela música, permitindo aos participantes a percepção, a interpretação e a expressividade das emoções por meio de técnicas que contribuam para seu desenvolvimento integral;

  • Identificação de crianças e adolescentes com talentos musicais, acompanhando-os e orientando-os para as possibilidades de profissionalização na área da música;

Despertar para Empreender

Contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de 60 adolescentes, de 13 a 16 anos, moradores de comunidades da Grande Florianópolis, visando promover o “despertar” de competências e capacidades empreendedoras, com base nos princípios da proteção integral do adolescente.

Proporcionar o acesso a reflexões e práticas acerca dos temas Inspiração – Oportunidades e Escolhas.

Proporcionar o acesso a reflexões e práticas acerca dos temas Pensamento crítico e cidadania.

Proporcionar o acesso a reflexões e práticas acerca dos temas Identidade e Autoconhecimento.

Proporcionar o acesso a reflexões e práticas acerca dos temas Aprender a Empreender”.

Os conteúdos programáticos preveem atividades teóricas, abordadas por meio de dinâmicas de grupo, roda de conversa, atividades de simulação, vídeos e mídias diversas, palestras proferidas por profissionais capacitados. Além disso, estão previstas visitas técnicas em instituições de ensino, empresas da Grande Florianópolis e saídas pedagógicas.