AEBAS

Transformando adversidades em oportunidades!


AEBAS trabalha para a agenda 2030

Durante o ano de 2022, de março a dezembro a AEBAS fez parte do ciclo de formação e certificação do Instituto Selo Social e Prefeitura de Palhoça.

Ao final do ciclo 2022 a AEBAS foi certificada com cinco projetos, que geraram catorze impactos sociais nos ODSs 1, 3, 4, 10 e 17 e 546 atendimentos apenas na cidade de Palhoça.

Oficina do Saber

Visa abordar conceitos e implantar práticas vinculadas às temáticas bimestrais junto aos Princípios de Ação da AEBAS. A oficina do saber tem o objetivo de oportunizar momentos de criação e expressão, valorizando a pluralidade e a autonomia das crianças e adolescentes, conectando-os a diferentes esferas do conhecimento, como ferramenta de comunicação e intervenção. Dessa forma as crianças e adolescentes vivenciam experiências como pintura, escultura, literatura, cinema, fotografia, teatro, jogos, artes visuais, animações, colagens, arte urbana, culinária, entre outros. A oficina visa também incentivar criações e construções individuais e coletivas, propor interações, como forma de a criança e o adolescente conhecer o mundo e explorar seus dons e talentos. Utiliza o processo de criação como possível caminho para conectar e valorizar potencialidades, sensibilizando as crianças e adolescentes a realizar intervenções, como instrumento de exercitar a cidadania. 


Oficinas Desportivas

Reconhecendo o potencial do esporte para a inclusão social e transformação, a AEBAS se propõe a executar oficinas socioeducativas de cunho esportivo, enquanto estratégia de inclusão social e desenvolvimento de oportunidades e potencialidades. : A abordagem do esporte em diversas modalidades (circuitos educativos, Basquetebol, voleibol, futebol) como instrumento de inclusão social e prevenção de riscos, focado no estabelecimento da cultura de paz, identificação e participação em sociedade, bem como o enfrentando às várias formas/roupagens de violência que permeiam a vida das crianças e adolescentes. 

Oficinas Artísticas e Culturais

Nestas oficinas também são preparadas apresentações artísticas e culturais que são apreciadas pelas famílias das crianças e adolescentes participantes, tendo como eixo norteador os princípios de ação. 


MÚSICA

No espaço das oficinas de música, profissionais capacitados desenvolvem um repertório musical com foco no resgate da beleza e riqueza de canções tradicionais, clássicas, populares e folclóricas do Brasil e do mundo. As execuções das músicas são feitas por meio de Canto Coral, acompanhado pela orquestra de flauta doce, dividida em quatro vozes, sendo flautas sopranino, flauta soprano, flauta contralto e flauta tenor.


Som da Vida

Em 2008, o Grupo Som da Vida/AEBAS lançou seu primeiro trabalho, um DVD com dez canções populares brasileiras e internacionais. Em 2014, o Grupo realizou seu segundo lançamento, o CD “Cantando Nossa História”, apresentando um resgate histórico e cultural do estado de Santa Catarina por meio do Canto Coral e Orquestra de Flauta doce com músicas folclóricas infantis das colonizações Alemã, Italiana e Português/Portugal. 

Oficina de Apoio Pedagógico

  Com base na concepção de letramento e numeramento, através do apoio pedagógico, trabalha-se, auxiliando no desenvolvimento escolar por meio do estabelecimento de relações com a apropriação da leitura e escrita e a apreensão e interpretação do contexto social. Contribuindo para a superação das dificuldades de aprendizagem, reconhecendo o letramento como prática social, proporcionando atividades pedagógicas prazerosas que vinculam as vivências das crianças e adolescentes com o lazer e a construção do conhecimento. 

Oficina de Reflexão

   A oficina busca fortalecer a construção da identidade das crianças e adolescentes, nutrindo momentos de reflexão sobre toda e qualquer ação em sociedade, ou seja, as atitudes que temos com a família, a escola, em comunidade e o impacto gerado. Promovendo o desenvolvimento do protagonismo e autonomia, a partir disso, fortalecendo a consciência sobre cidadania. Através de histórias, filmes, notícias, músicas e outras atividades - refletir sobre as vivências valorizando as histórias e possibilitando um espaço de fala e escuta para as crianças e adolescentes. Proporcionando reflexões conscientes, trocas de experiências, acesso à informação, trabalhando conceitos como empatia, generosidade, resiliência, respeito, diversidade, etc.

Já conhece nossa Campanha de Apadrinhamento?

ASSISTA NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL E DESCUBRA COMO FUNCIONA!

Seja nosso parceiro e apadrinhe!

Na AEBAS entendemos que o contexto em que cada criança está inserida torna-se o padrão de seu desenvolvimento, tanto físico, quanto emocional. Dessa forma, a primeira tranformação necessária é no ambiente onde a criança vive.  Quando você Apadrinha uma criança você está contribuindo para que essa mudança aconteça. Com essa ação, conseguimos tornar real a possibilidade de dar condições favoráveis em um ambiente onde a criança seja atendida com alimentação saudável, acompanhamento psicológico e pedagógico com as oficinas oferecidas, além de contar com um ambiente de acolhimento e proteção aos seus direitos.  

FacebookInstagramLink