Programas

A AEBAS divide todas as suas ações em dois grandes programas: Ampliando Horizontes e Acompanhamento Familiar e Comunitário conforme gráfico abaixo

 Ampliando Horizontes

O programa tem como objetivo ampliar o conhecimento e as oportunidades de crianças e adolescentes. 

São realizadas oficinas socioeducativas nas áreas artísticas, culturais, esportiva, além do apoio pedagógico. Os jovens também participam de atividades voltadas aos direitos humanos e diversidade, cultura de paz, empreendedorismo, sustentabilidade e reflexão, sempre proporcionando um olhar crítico e incentivando o protagonismo na história de cada um - com novas habilidades e conhecimento.

Para execução deste projeto, são desenvolvidas as seguintes oficinas:

 

 o   Oficinas do Saber;

 o  Oficinas Artísticas e culturais;

 o  Oficinas desportivas.


Acompanhamento Familiar e comunitário

Para execução deste programa, são desenvolvidas as seguintes atividades:

1. Integração, atendimento e orientação social às famílias das crianças e adolescentes inseridos nos CAS.

 o   Atendimento e orientação social, realizados por assistentes sociais e psicóloga com as famílias inseridas no CAS/AEBAS e da comunidade. Acolhemos as demandas apresentadas,    proporcionando um espaço de escuta qualificada e informando sobre os direitos sociais e as    formas de acesso através das políticas públicas; 

o  Realização dos grupos terapêuticos:

Entre Famílias, Entre Adolescentes, Entre Crianças e Entre Colegas. O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão que os auxilie a encontrar novas perspectivas para lidar com o sofrimento, situações conflituosas, amadurecimento emocional e desenvolvimento de novas habilidades sociais, cognitivas e apropriação de novos conhecimentos sobre seus direitos, deveres, potencialidades e prevenção e/ou preservação da saúde mental. 

o   Organização e realização dos encontros de Chá da Família e demais eventos ocorridos nos CAS durante o ano (reunião de responsáveis, festas, datas comemorativas).

 

2. Articulação da AEBAS com a Rede de Atendimento e Equipamentos Sociais na comunidade.  

o Visitas e contatos institucionais para divulgação da AEBAS e efetivação de parcerias com Instituições que compõem Rede de Atendimento às crianças e adolescentes. 

o  Representação em reuniões intersetoriais, Conselhos de Direitos (CMAS e CMDCA), Conferências e encontros vinculados à área da criança e do adolescente.

oPromoção/articulação/participação em palestras para a comunidade, proporcionando o acesso a informações relacionadas aos temas trabalhados ou de interesse das famílias.

 

3. Inserção e monitoramento da permanência das crianças e adolescentes na Educação Integral.

o  Acompanhamento da permanência da criança e do adolescente na escola; 

o Atualização permanente das listas de crianças e adolescentes inseridas nos CAS, para verificar o número de vagas disponíveis e inserir novas crianças e adolescentes conforme meta de atendimento; 

o Entrevista com a família para apresentação e inserção no CAS e preenchimento de matrícula e cadastro; 

o Contato com as famílias de crianças e adolescentes com índice elevado de ausências; 

o Efetivação de desligamento por meio de conversa com a família, através de visitas domiciliares, atendimento individual ou contatos telefônicos, avaliando-se em cada caso o instrumento adequado, a fim de compreender o motivo do desligamento e, dentro do possível, evitá-lo.